Siga-nos:

Um “inocente digital” é frequentemente utilizado para descrever alguém que é inexperiente ou ingênuo em relação ao mundo online, especialmente em termos de tecnologia, mídia digital, redes sociais e segurança cibernética.

Garanto para você que ser inocente digital está muito além de não saber dominar os conhecimentos para utilizar as ferramentas tecnológicas dos dias atuais. Quando os assuntos são os controles das nossas vontades exercidos através dos algoritmos, tenho certeza que estamos na infância do entendimento do quanto de mal eles nos fazem.

Mas para provocar sua reflexão sobre esta temática e apresentar um livro que poderá com certeza ajudá-lo em voos mais altos nesse quesito, vamos a alguns pontos relevantes quanto ao domínio da tecnologia que muitas vezes fogem a nossa compreensão e nos tornam inocentes digitais. São eles:

1. Falta de conhecimento tecnológico: Um inocente digital pode não ter um conhecimento profundo sobre como funcionam as tecnologias digitais, como smartphones, computadores, aplicativos e redes sociais.

2. Inexperiência em segurança cibernética: Não compreender os perigos de não ter segurança pode colocar muita gente em perigo. Um inocente digital pode não estar ciente dos perigos potenciais online, como phishing, malware, roubo de identidade e outras ameaças à segurança cibernética.

Como identificar e evitar golpes online – Os perigos do Phishing – Blog – Ravel Tecnologia

3.Inocência em relação à privacidade: Muitas vezes, os inocentes digitais podem compartilhar informações pessoais online sem compreender totalmente as implicações de privacidade e segurança.

4.Facilidade em ser enganado: Por serem menos experientes, os inocentes digitais podem ser mais suscetíveis a cair em golpes online, acreditando em informações falsas ou sendo manipulados por indivíduos mal-intencionados. Lembro aqui das centenas de vezes que precisei atuar protegendo meu pai de golpes que estavam quase sendo executados em seu celular.

5.Necessidade de orientação: É importante fornecer orientação e educação adequadas para os inocentes digitais, ajudando-os a entender melhor como navegar com segurança no mundo online, proteger sua privacidade e identificar potenciais ameaças.

6.Potencial para aprender e crescer: Embora possam começar com menos conhecimento digital, os inocentes digitais têm o potencial de aprender e crescer em sua compreensão e habilidades digitais com o tempo, desde que recebam orientação e suporte adequados.