Recentemente, o golpe do boleto falso ressurgiu na internet, visando proprietários e administradores de sites. Este golpe enganoso utiliza o nome e o logotipo do registro.br para ludibriar as empresas.
O Registro.br, vinculado ao Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), é o organismo encarregado do registro de todos os endereços de sites com a extensão “.br”.
Quando você registra um site, o respectivo endereço se torna legalmente seu, desde que mantenha suas anuidades em dia.
O custo médio do registro de um site é de R$40,00 por ano, podendo ser registrado por períodos mais longos com descontos nas tarifas.
COMO O GOLPE FUNCIONA?
Dentro do site oficial do Registro.br, mencionado anteriormente, há uma ferramenta chamada WHOIS, que mostra todos os dados referentes a um domínio: nome do titular, documento de cadastro (CPF / CNPJ), e-mail de contato principal e servidor de hospedagem. Com esses dados, os golpistas descobrem facilmente o endereço de cobrança dos titulares e enviam boletos maliciosos com valores muito acima das taxas normais cobradas pelo Registro.br.
Tipos de Golpe
Identificamos recentemente uma série desses boletos falsos circulando por e-mail, apresentando o logotipo do registro.br e informações que aparentam ser autênticas. É crucial estar extremamente atento e vigilante para evitar cair nesse golpe, veja as metodologias:
- Por E-mail: Os golpistas enviam e-mails fraudulentos, muitas vezes bem elaborados, com um anexo contendo um boleto falso. Eles se aproveitam do nome e da credibilidade do registro.br para ganhar a confiança das vítimas. É crucial destacar que o registro.br nunca envia boletos por e-mail ou solicita pagamentos dessa forma.
- Por Correspondência: Além de e-mails, alguns golpistas também enviam boletos falsos do Registro.br por correio. Eles criam empresas fictícias, como BR-Registro e Registro-BS, com nomes e identidades visuais semelhantes ao Registro.br, para confundir os proprietários de sites. Esses boletos geralmente apresentam informações falsas de contato, agência, código do cedente e período de renovação do serviço. Abaixo um exemplo da metodologia