Siga-nos:

Recentemente, o golpe do boleto falso ressurgiu na internet, visando proprietários e administradores de sites. Este golpe enganoso utiliza o nome e o logotipo do registro.br para ludibriar as empresas.

O Registro.br, vinculado ao Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), é o organismo encarregado do registro de todos os endereços de sites com a extensão “.br”.

Quando você registra um site, o respectivo endereço se torna legalmente seu, desde que mantenha suas anuidades em dia.

O custo médio do registro de um site é de R$40,00 por ano, podendo ser registrado por períodos mais longos com descontos nas tarifas.

COMO O GOLPE FUNCIONA?

Dentro do site oficial do Registro.br, mencionado anteriormente, há uma ferramenta chamada WHOIS, que mostra todos os dados referentes a um domínio: nome do titular, documento de cadastro (CPF / CNPJ), e-mail de contato principal e servidor de hospedagem. Com esses dados, os golpistas descobrem facilmente o endereço de cobrança dos titulares e enviam boletos maliciosos com valores muito acima das taxas normais cobradas pelo Registro.br.

Tipos de Golpe

Identificamos recentemente uma série desses boletos falsos circulando por e-mail, apresentando o logotipo do registro.br e informações que aparentam ser autênticas. É crucial estar extremamente atento e vigilante para evitar cair nesse golpe, veja as metodologias: